O que é PHP - Curso de PHP #01


Introdução ao curso:

Hoje está sendo iniciada uma grande série de aulas a respeito do PHP, será praticamente um curso completo da linguagem. Vamos abordar nossas aulas em três camadas: a teórica, a prática e a de exercícios. Apesar de o curso ser todo escrito, nos vamos também ter partes que aparecerão áudios, ou seja, será um formato totalmente inédito e didático. 

 Na aula de hoje, nós iremos ver o que é o PHP e como ele funciona. Muitos iniciantes no mundo da programação ignoram essa parte do funcionamento teórico. Acredito que é extremamente importante saber como a linguagem se comporta, pois la na programação tudo depende da lógica. E se você não entender a forma como a linguagem funciona? Provavelmente não vai sair do canto quando aparecer algum problema lá na frente, então, é isso vamos para a aula.


Requisitos para acompanhar o curso:

* Ter noção de HTML 
* Ter a base de lógica de programação 
* Vontade de aprender 
* Um PC que aguente rodar um editor de código, um navegador e um servidor local ao mesmo tempo.


O que significa PHP:

Segundo a documentação da linguagem, a sigla PHP significa Hypertext Preprocessor , traduzindo para o português: Preprocessador de Hipertexto. - “Tá, mas, o que isso significa”?. Essa frase faz referência ao HTML, principal linguagem de hipertexto usado na web. Ou seja, de MODO LEIGO, o PHP processa esse Hipertexto(HTML) e deixa-o dinâmico para o usuário. “ Na verdade o PHP não processa o HTML de fato, mas essa foi uma forma didática de explicar o que significa a sigla da linguagem,”.


O que é :

Diferente do HTML, o PHP é de fato uma linguagem de programação, e ainda mais, é uma linguagem de “Server-Side”(Lado do servidor) ou seja, ela não vai ser interpretada no computador de cada um que entrar no seu site, mas sim no seu servidor(Mais para frente vamos falar sobre ele). Deixando as coisas um pouco mais claras: Por exemplo: a C, C++, Java(Não são linguagens Server-side, mas vou usá-las como exemplo) são todas rodadas no computador do usuário, já no PHP, todas as tarefas que o usuário precisar realizar em um site(Por exemplo, um site de compra) vão ser rodadas no servidor do website, fazendo as coisas fluírem como mágica para o seu cliente. 

A Linguagem PHP é bastante poderosa, pois permite criar interações com o usuário em uma página web(coisa que o HTML não permite) como por exemplo: é possível interagir com formulários, URLs dinâmicas, pode-se manipular um banco de dados, e outras centenas de coisas. 

 Veja abaixo a imagem de um sistema de login do site AliExpress que pode ser feito facilmente com o PHP.



Uma coisa que eu sempre gosto de falar a respeito do PHP, é que ele é praticamente um irmão siamês do HTML, o que o HTML não é capaz de fazer o PHP faz, por exemplo: Validar formulários, criar controle de estoques, gerar páginas dinâmicas, armazenar dados em um banco de dados. Ou seja, uma linguagem complementa a outra, não adianta tentar aprender PHP sem antes ter visto HTML.


Como Funciona:

Antes de ensinar como a linguagem se comportar, eu explicarei as camadas da Web. Que é dividida em, client-side(Lado do cliente) e server-side(lado do servidor).

O Lado do Cliente:


O Client-Side funciona da seguinte maneira, o cliente entra no seu site e requisita uma página, por exemplo a página produtos.html, como é um arquivo .html ele vai ser executado no computador do cliente. Então, depois da requisição o servidor vai mandar uma cópia desse arquivo para o computador do usuário e lá ele vai ser executado, renderizado e exibido.

O lado do servidor:





Esse é o lado no qual o PHP funciona, entendo essa parte você basicamente entenderá todo o funcionamento da coisa. Então, um cliente entra no seu site de notícias e lá ele clica na página noticias.php, a partir desse momento ele faz um pedido desse arquivo para o seu servidor, então ele(servidor) vai receber esse pedido, e como é uma página .php, tudo da linguagem será executado dentro desse servidor, no núcleo do php de uma forma segura, e depois de executado, será enviada uma cópia preprocessada do arquivo noticias.php na forma de hipertexto(HTML) sem nenhum código php dentro(Na mosca, essa é a origem da sigla PHP), e logo assim o arquivo vai ser exibido na tela do usuário.




Uso do PHP no dia-a-dia:

Sistema de controle de estoques.




Controle de usuários

Sistema de Usuários

Banco de Dados

Salas de Bate-papo online

Conclusão:

Essas só são algumas de muitas coisas que o PHP pode fazer. Então, essa foi nossa primeira aula, onde abordamos assuntos totalmente teóricos, porém na próxima, construiremos o nosso ambiente de desenvolvimento para começar a mexer com o PHP. See Ya.
O que é PHP - Curso de PHP #01 O que é PHP - Curso de PHP #01 Reviewed by Unknown on 10:15 Rating: 5

Nenhum comentário